Modelos De Cor
Modelo de cor
A profundidade da cor indica o número máximo de cores que uma
imagem pode ter. A profundidade da cor é determinada pela profundidade
de bits de uma imagem (o número de bits binários que definem o tom ou
a cor de cada pixel em um bitmap). Define-se pela unidade de medida por bits por píxel (bpp).
Nota:
Há quatro diferentes modelos de cor:
Toda a cor produzida pode ser representada por:
Hue (tonalidade)
Saturation ( saturação)
Nenhum dos modelos RGB, CMYK e HSV tiveram em
conta as propriedades da visão Humana, então criaram o Modelo YUV.
Resolução de imagem:
A
resolução de uma imagem descreve o nível de detalhe que uma imagem comporta. Refere se a densidade de pixels (ou pontos impressos) que fazem parte daquela imagem ou gráfico.
Quanto maior a resolução, maior será a definição e detalhe da imagem. Uma
imagem com resolução baixa ficará borrada e com menos detalhes.
Nota:
Quanto maior for a profundidade e a resolução maior é o
tamanho do ficheiro.
Há quatro diferentes modelos de cor:
Modelo RGB:
O
modelo RGB é um modelo aditivo, que descreve as cores num sistema digital como
uma combinação das três cores primárias – as que, em termos técnicos, não
resultam da mistura de cores – cores essas, o vermelho (Red), o verde (Green)
e o azul (Blue).Neste modelo, a cor branca corresponde à
presença das três cores primárias simultaneamente e em igual valor, enquanto
que o preto corresponde à ausência de cor.
Qualquer cor no sistema digital é representada por um
conjunto de valores numéricos.
Aplicações:
As aplicações do modelo RGB estão associadas
à emissão de luz por equipamentos como monitores de computador e ecrãs de
televisão. As cores emitidas pelo monitor ou ecrã têm por
base a interpretação humana dos comprimentos de onda das cores vermelha, verde
e azul. Assim, estas são emitidas de tal modo que podem originar milhões de cores.
Modelo CMYK:
O termo CMYK (sigla de Cian, Magenta, Yellow, Black, isto é,
Ciano, Magenta, Amarelo e Preto) designa um sistema de quatro cores que,
combinadas, podem gerar outras cores, sendo o sistema utilizado pelas
impressoras a cores.
O
modelo CMYK é um modelo constituído a partir do modelo CMY em que foi
acrescentada a cor preta (black).A cor preta foi adicionada ao modelo por
ser mais fácil a sua obtenção quando impressa em papel do que recorrendo à
mistura de cores, e esta resulta da sobreposição das cores primárias (ciano,
magenta e amarelo). Este modelo denomina-se subtrativo uma vez
que se baseia na forma como as cores são naturalmente criadas, isto é, quando a
luz incide num objeto, parte do espectro de luz é absorvido e parte é
refletido, as cores são criadas pela redução de outras cores devido à absorção
de comprimentos de onda.
Aplicações:
O modelo CMYK utilizado maioritariamente na
impressão em papel, em impressoras,
fotocopiadoras, pintura e fotografia, onde os pigmentos de cor das superfícies
dos objetos absorvem certas cores e refletem outras.
Modelo HSV:
O modelo HSV (Hue, Saturation, Value)
utiliza um método bastante intuitivo de obter as mais variadas cores, usando as
componentes de Tonalidade (Hue), Saturação (Saturation) e Valor (Value).
- é a componente que seleciona a "tinta" em uso, sendo controlada pela posição angular de um ponteiro numa roda de cores definida de 0 a 359.
Saturation ( saturação)
- é a componente que determina a pureza da cor selecionada em Hue. Todos os tons de cinza possuem Saturation = 0 e todos os Hues puros possuem Saturation = 1.
- regula o brilho da cor determinada por Hue e Saturation. A cor preto possui brilho zero e qualquer valor de Hue ou Saturation. O valor 1 de Value determina uma intensidade pura de Hue+Saturation. A Figura 1 ilustra a representação gráfica deste modelo.
Aplicações:
Este modelo é muito utilizado no mundo artístico devido à facilidade e intuitividade
com que é possível obter as mais varioadas cores,a partir da tonalidade e
sombreamento, o que não acontece nos modelos RGB ou CMYK, uma vez que as cores
são obtidas a partir da mistura de cores primárias.
Modelo YUV:
Nenhum dos modelos RGB, CMYK e HSV tiveram em
conta as propriedades da visão Humana, então criaram o Modelo YUV. O modelo YUV foi criado a par do
desenvolvimento da transmissão de sinais de cor de televisão. Este modelo
baseado na luminância permite transmitir componentes de cor em menos tempo do
que seria necessário se fosse utilizado o modelo RGB.
Ao mesmo tempo, o modelo YUV permite transmitir imagens a preto e branco e imagens de cor de forma independente.
A letra Y representa a luminância (ou seja a
informação a preto e branco), enquanto U e V permitem representar a
corminância, ou seja, a informação sobre a cor.
Aplicações:
O
modelo YUV é adequado às televisões a cores, porque permite enviar a informação
da cor separada da informação de luminância. Assim, os sinais de televisão a
preto e branco e de televisão a cores são facilmente separados. E também é adequado
para sinais de vídeo. Este modelo permite uma boa compressão dos dados, porque
alguma informação de crominância pode ser retirada sem implicar grandes perdas
na qualidade da imagem, pois a visão humana é menos sensível à crominância do
que à luminância.
Webgrafia:
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