Imagem
Imagem
Imagem (do latim: imago) significa a
representação visual de
uma pessoa ou de um objeto através de técnicas da fotografia, da pintura, do desenho, do vídeo ou de outras disciplinas.
Em grego antigo corresponde ao termo eidos, raiz etimológica do termo idea ou eidea, cujo conceito foi desenvolvido por Platão. A teoria de Platão, o idealismo, considerava a ideia da coisa, a sua imagem, como sendo uma projeção da mente. Aristóteles, pelo contrário, considerava a imagem como sendo uma aquisição pelos sentidos, a representação mental de um objeto real, fundando a teoria do realismo. A controvérsia estava lançada e chegaria aos nossos dias, mantendo-se viva em praticamente todos os domínios do conhecimento.
"Uma imagem vale mais que mil palavras"Em grego antigo corresponde ao termo eidos, raiz etimológica do termo idea ou eidea, cujo conceito foi desenvolvido por Platão. A teoria de Platão, o idealismo, considerava a ideia da coisa, a sua imagem, como sendo uma projeção da mente. Aristóteles, pelo contrário, considerava a imagem como sendo uma aquisição pelos sentidos, a representação mental de um objeto real, fundando a teoria do realismo. A controvérsia estava lançada e chegaria aos nossos dias, mantendo-se viva em praticamente todos os domínios do conhecimento.
“Uma imagem vale mais que 1000 palavras” é uma das frases que
nos faz reflectir no nosso dia-a-dia. Quantas vezes ouviram os vossos políticos
a discursar, amigos a fazer promessas e amantes a descrever um futuro possível
e credível. Bem, muitas das vezes essas tantas palavras não são cumpridas, não
existem atos, são palavras ocas, e como costumamos ouvir, “Palavras são
palavras até lhes dares vida”.
Ao olhar para esta imagem , cada um
interpretará de forma diferente . Da forma que nós interpretamos é que esta
imagem mostra perfeitamente a crueldade e a maldade humana. É esta crueldade que anda a matar milhares de pessoas ao redor do mundo.
Cor
- Conceito
A cor é uma perceção visual que um feixe de luz (conjunto de fotões) provoca em células especializadas da retina, que posteriormente transmitem, através do nervo ótico, essa informação pré-processada ao cérebro.
Está presente em tudo o que observamos e desempenha um papel essencial na perceção que temos dos objetos. Assim, em ambientes virtuais ou imagens digitais, o realismo e a naturalidade dos resultados serão melhorados se houver uma grande fidelidade da reprodução da cor, dado que esta confere realismo às imagens e às cenas visualizadas.
- Interpretação das cores pelo cérebro humano
A cor de um objecto provém da luz que este emite, difunde ou reflete, e que atinge nossos olhos. Logo, se estivermos na ausência de luz estaremos consequentemente na ausência de cor.
A luz é formada por uma enorme variedade de ondas eletromagnéticas que possuem comprimentos de onda distintos, associados a diferentes cores. Isto acontece se o comprimento da respetiva onda eletromagnética estiver entre 380 e 780 nm, integrando-se no espectro de luz visível, ou seja, no conjunto de radiações que o ser humano tem capacidade para detetar e interpretar. Portanto, um objeto que reflete apenas radiação fora do espectro luminoso, por exemplo, ondas ultravioleta, irá possuir uma cor negra, indicando a ausência de luz vísivel.Uma bola verde, por exemplo, é um objecto que absorve toda a radição do espectro visível exceto a radiação verde, que corresponde à zona de comprimento de onda de 546 nm. Como reflete a radiação que corresponde À cor verde, vê-lo-emos com essa mesma cor.
O olho possui dois tipos de visão: a visão escotópica e a visão fotópica.
- Visão escotópica
É usada para permitir visão em ambientes de baixa luminosidade. Funcionam em ambientes escuros devido à presença de um pigmento, rodopsina, que é sensível a luz de baixa intensidade, luzes azuis. É através da utilização de bastonetes especializados que este tipo de visão se torna possível. Estes bastonetes captam somente a diferenças de luminosidade e o brilho ,mas não são sensíveis a diferentes comprimentos de onda do espectro luminoso, daí estarem associados ao conceito de luminância.
- Visão fotópica
É responsável pela captação de cor. Este tipo de visão é obtido a através de 3 tipos de cones presentes no nosso olho, que são sensíveis ao comprimentos de onda da luz. São do tipo vermelho (64%), azul (2%) e verde(32%) (seguindo o formato RGB) e estão associados ao conceito de crominância. É utilizada durante o dia, ou seja, quando os níveis de luminosidade se encontram dentro da normalidade.
Webgrafia:
http://teoriadacorpedrocorreia.blogspot.com/2011/12/visao-escotopica-e-visao-fotopica.html
http://www.lumearquitetura.com.br/pdf/ed03/ed_03_Ilum.pdf
https://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem
https://conceito.de/imagem
https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/imagem
https://conceito.de/imagem
https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/imagem
Comentários
Postar um comentário