Formatos de ficheiros

                              Formatos de ficheiros


Compressão/técnicas de compressão com perdas e sem perdas:



- Compressão sem perdas, quando a compressão, seguida pela
descompressão, preserva integralmente os dados da imagem;

- Compressão com perdas, quando a compressão, seguida pela
descompressão, conduz à perda de alguma informação da imagem (que
pode ou não ser aparente ao sistema visual humano). A imagem
descomprimida terá uma qualidade inferior à imagem original.

Formatos de ficheiros de imagem:

BMP (Bitmap): É um formato simples desenvolvido pela Microsoft. Um ficheiro guardado neste formato é considerado um ficheiro de imagem que armazena os pixéis sob a forma de quadro de pontos e gere as cores 

GIF (Graphics Interchange Format): Formato de compressão sem perdas. Ocupam pequeno espaço no armazenamento de ficheiros, sendo o mais indicado para desenvolvimento de páginas para a Web.

JPEG (Joint Photographic Experts Group): É um formato que apresenta perdas na compressão. A compressão deste formato consiste na eliminação de informação irrelevante, como por exemplo a repetição da mesma cor em pontos adjacentes, não diferenciadas à visão humana.

PDF (Portable Document Format):
Formato criado com o programa Adobe Acrobat. Em finalidade de leitura, é o formato indicado para a compressão e conversão de ficheiros e documentos de texto e imagens.

PNG (Portable Network Graphics): Formato de compressão sem perdas. Substitui o GIF, suportando uma profundidade de cor até 48 bits.

TIFF (Tagged Image File Format):
É um formato sem compressão. É o maior em tamanho e qualidade de imagem. É o ideal para o desenvolvimento e tratamento de imagens, antes de esta ser convertida para qualquer outro formato.



Formatos de ficheiros de imagem vetorial:

CDR: É o formato nativo do programa de gráficos vetoriais Corel Draw, sendo válido para PC e MAC. É um formato vetorial, porém admite a inclusão de elementos de mapa de bits (integrados ou vinculados a arquivos externos), podendo levar ademais cabeçalho de pré-visualização. É um dos formatos com mais possibilidades com respeito à cor, à qualidade dos desenhos e ao manejo de fontes, podendo conter os textos traçados ou com fontes incluídas.Uma das principais desvantagens deste formato é sua falta de compatibilidade com o resto de aplicações gráficas, ao ser estas incapazes de armazenar imagens sob este formato.

Webgrafia:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tagged_Image_File_Format
http://alunoexemplar2.blogspot.com/2015/11/formatos-de-ficheiros-de-imagem-bitmap.html
https://canaltech.com.br/software/qual-a-diferenca-entre-jpg-gif-png-exif-e-outros-formatos-de-imagem/
https://www.infowester.com/imagens.php
https://pt.wikipedia.org/wiki/Desenho_vetorial

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cidadania Digital

Despedida

Introdução a programação