Introdução a programação

                                    Programação

Neste novo post vamos abordar o conceito de programação .

  O que é a programação?

  A programação é a arte de fazer com que o computador faça exactamente o que desejamos que ele faça. É o processo de escrita, teste e manutenção de um programa de computador. O programa é escrito em uma linguagem de programação e é composto de uma série de instruções a ser executado por um computador.






   Linguagem de programação
 
    Entende-se por linguagem de programação o método padronizado para comunicar instruções para um computador. É um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador.Permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais ações devem ser tomadas sob várias circunstâncias.
   Uma das principais metas das linguagens de programação é que programadores tenham uma maior produtividade, permitindo expressar suas intenções mais facilmente do que quando comparado com a linguagem que um computador entende nativamente (código de máquina). Assim, linguagens de programação são projetadas para adotar uma sintaxe de nível mais alto, que pode ser mais facilmente entendida por programadores humanos. Linguagens de programação são ferramentas importantes para que programadores e engenheiros de software possam escrever programas mais organizados e com maior rapidez.
   
  Distinguem-se dois tipos de linguagem de programação , linguagem de baixo nível e de alto nível.

   -Linguagemde baixo nível:
   É aquela que se aproxima mais da linguagem de máquina.Essas são as que você precisa ter o conhecimento direto da arquitetura do computador para fazer alguma coisa.


   -Linguagem de alto nível:
  
   Essas são aquelas cuja sintaxe se aproxima mais da nossa linguagem e se distanciam mais da linguagem de máquina.Elas possuem um nível de abstração que faz com que você entenda aquele código mais facilmente.  
  
     Exemplos:
  -JavaScript <3 +++
  -Python <3 +++
  -PHP <3 ++





  Algoritmo vs Programa 
    
   Um algoritmo é um conjunto finito de instruções não ambíguas, executáveis mecanicamente num período de tempo finito. Este não representa, necessariamente, um programa de computador mas antes as etapas necessárias para executar uma determinada tarefa. Não tem necessariamente de ser implementado por uma máquina. Diferentes algoritmos podem realizar a mesma tarefa usando um conjunto diferenciado de instruções em mais ou menos tempo, espaço ou esforço do que outros. Um programa é bastante mais complexo e utiliza vários algoritmos para funcionar correctamente.


  Webgrafia:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Linguagem_de_programa%C3%A7%C3%A3o
https://pt.wikipedia.org/wiki/Algoritmo
https://conceitos.com/programacao/
http://www.alan-g.me.uk/tutor/port/tutwhat_por.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Programa%C3%A7%C3%A3o_de_computadores

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Utilização do sistema multimédia-Texto

Programação- Ada Lovelace